Perguntas Frequentes

Durante minha vida profissional notei muitas perguntas parecidas relacionadas aos tratamentos que realizo no consultório. Por conta disso, consolidei as principais perguntas sobre os tratamentos que realizo e disponibilizei nesta página.

Aparelhos Ortodônticos

Ter um sorriso bonito não significa apenas que os dentes devem estar alinhados e corrigidos, sendo importante que os dentes combinem naturalmente com a face. Um sorriso harmonioso aumenta a autoestima, melhora a aparência física e influencia positivamente nos relacionamentos pessoais e profissionais.

 

É possível observar alguns motivos que levam a procurar um ortodontista. Entre os principais podemos citar:

 

  • Dentes tortos ou separados
  • Dentes da frente não se tocam, sendo que a mordida fica aberta
  • Dentes superiores cobrem os inferiores muito mais do que o normal
  • Queixo está muito para a frente ou muito para trás
  • O centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior (desvio de linha mediana)
  • Respiração predominantemente pela boca ou fala anasalada
  • Dentes que nascem no céu da boca ou atrás de outros
  • Perda precoce de algum dente em crianças e jovens adultos
  • Perda de dentes na fase adulta e posterior movimentação incorreta dos dentes adjacentes por falta de uma prótese
  • Dente de leite demorando para cair
  • Falta de espaço para nascer o dente
  • Alinhamento dos dentes previamente à instalação de facetas ou lentes de contato dental

 

Ao fazer uma avaliação dentária completa e sua harmonização com a face, levando em consideração as expectativas pessoais do paciente, o ortodontista poderá determinar as melhores opções de tratamento.

Sim. Não existem restrições quanto ao tratamento por adultos. Para quem considera que os aparelhos ortodônticos incômodos ou muito aparentes, saiba que existem opções eficientes, discretas e confortáveis.

Não. O tratamento ortodôntico não é indicado apenas por razões estéticas, sendo muito importante na melhoria da saúde bucal e contribuindo para que as funções da mastigação, fala e respiração sejam normalizadas.

Vários problemas podem ser prevenidos se a intervenção já ocorrer na infância, sendo importante já consultar um ortodontista a partir dos cinco a seis anos.


Pessoas de qualquer idade podem ser tratadas pela ortodontia e nunca é tarde para corrigir o alinhamento dos dentes.

Os aparelhos usados antigamente utilizavam fios pesados e pouco flexíveis e alguns pacientes relatavam dores durante o tratamento. Atualmente o desenvolvimento de novos materiais permite que os movimentos ortodônticos sejam mais leves, com muito menos desconforto ao paciente.

 

Já os alinhadores estéticos Invisalign costumam causar muito menos transtornos aos pacientes, já que são muito mais confortáveis.

Os aparelhos fixos utilizam bráquetes e fios metálicos, podendo utilizar elásticos para fixar os fios. Embora existam soluções mais discretas, com materiais cerâmicos ou de safira, não podem ser retirados e são mais visíveis e incômodos se comparados aos alinhadores Invisalign.

 

Os alinhadores Invisalign são transparentes, quase imperceptíveis, podem ser removidos para se alimentar ou fazer a higienização dental e são muito mais confortáveis.

 

Aparelhos fixos

  • Utilizam bráquetes e fios metálicos
  • Não removíveis
  • Alimentos duros ou pegajosos podem danificar o aparelho e atrasar o tratamento
  • Menos confortáveis, podendo gerar cortes, irritações ou aftas na boca
  • Requerem higienização bucal redobrada
  • Visitas mais frequentes ao dentista, inclusive de emergência para reposição de bráquetes, fios e elásticos que soltaram ou se danificaram durante o tratamento

 

Alinhadores estéticos Invisalign

  • Alinhadores transparentes e discretos
  • Removíveis
  • Por serem removíveis, não há restrição quanto aos alimentos a serem consumidos
  • Confortáveis
  • Requerem higienização bucal normal
  • Visitas menos frequentes ao dentista

Depende. O ortodontista avaliará e recomendará o melhor tratamento ortodôntico. Os dentes (próteses) com implantes não podem sofrer movimentação. Consequentemente o ortodontista analisará os dentes com implante e fará o planejamento do tratamento. Clique aqui para saber mais.

Sim. O ortodontista avaliará e recomendará o melhor tratamento ortodôntico, que poderá envolver o fechamento do espaço deixado pela perda do dente ou a preservação do espaço para uma futura prótese ou implante. Clique aqui para saber mais.

Sim. Informe o ortodontista sobre o tratamento dentário que você realizou, incluindo facetas e coroas. Ele avaliará e recomendará o melhor tratamento ortodôntico.

O uso de uma contenção ortodôntica é necessário para manter a estabilidade dos resultados obtidos, uma vez que os dentes ainda estarão em uma posição instável após a finalização da movimentação promovida pelo aparelho. Sem o uso da contenção, os dentes têm a tendência de sofrerem movimentação. Consequentemente, sempre informo meus pacientes sobre a necessidade da contenção após a retirada do aparelho fixo ou a finalização dos alinhadores Invisalign.


Caberá ao ortodontista avaliar e recomendar por quanto tempo o paciente deverá usar a contenção.


Para aqueles que desejam os mesmos benefícios dos alinhadores Invisalign, é possível utilizar as contenções Vivera, cuja confecção envolve um prévio escaneamento da arcada do paciente e tem por característica serem:


  • Transparentes e praticamente invisíveis
  • Removíveis
  • Confortáveis
  • Feitas com a mesma tecnologia de ponta usada para fazer os alinhadores Invisalign
  • Menos propensas a racharem ou se quebrarem em comparação com outras contenções transparentes

Clareamento

Depende das expectativas do paciente. O tratamento realizado no consultório produz resultado mais rápido pois utiliza uma concentração maior do gel clareador.  Já o tratamento realizado em casa é mais lento, mas a estabilidade da cor permanece por mais tempo.

O gel clareador provoca reações químicas que clareiam os dentes e por este motivo é possível que ocorra aumento da sensibilidade dos dentes durante o tratamento. Por isso é imprescindível o acompanhamento pelo seu dentista.

 

A sensibilidade é temporária, regredindo rapidamente após a finalização do tratamento.

A maioria das pessoas pode realizar o clareamento dental. No entanto, o tratamento é contraindicado especialmente para:

 

  • Gestantes
  • Mulheres que estejam amamentando
  • Crianças menores de 13 anos
  • Fumantes inveterados que não consigam parar de fumar durante o tratamento
  • Pacientes que estejam sendo submetidas a sessões de quimioterapia ou outras doenças graves

 

Pacientes com gengivite, doença periodontal, cáries ou lesões dentárias devem primeiramente tratar os problemas bucais antes de iniciar o clareamento dental.

 

Dentes com escurecimento extremo podem demandar restaurações com resina ou porcelana por meio da utilização de próteses fixas, facetas ou lentes de contato.

 

Agende uma visita e esclareça suas dúvidas sobre os possíveis tratamentos para o seu caso.

Sim. Recomendamos que o clareamento somente seja realizado após a finalização do tratamento ortodôntico.

 

Mesmo aqueles que utilizam alinhadores removíveis Invisalign podem ter attachments instalados em parte dos dentes. Esses dispositivos são pequenas resinas coladas nos dentes e permitem que os alinhadores exerçam uma leve pressão, melhorando a movimentação. Nesse caso também recomendamos que o clareamento somente seja realizado após a finalização do tratamento.

O procedimento de clareamento dura, em média, entre 2 e 3 anos. Após esse período pode ser necessário refazer o tratamento se os dentes voltarem a escurecer. Esse período poderá variar de acordo com os cuidados com a higienização bucal e com o consumo de alimentos e bebidas que contenham corantes.

Não. O clareamento não terá efeito em restaurações ou próteses. Será necessário trocá-las após a finalização do tratamento caso estejam instaladas em áreas mais visíveis.

É seguro desde que feito com a supervisão do dentista. O uso indevido de produtos de clareamento sem a devida supervisão e acompanhamento poderá danificar a estrutura do dente e da gengiva.

Tratamento Invisalign

custo do tratamento com alinhadores Invisalign será avaliado pelo ortodontista e será determinado pelo tipo de correção a ser implementada, pela complexidade e pela duração do tratamento. 

 

Dependendo do tratamento, o custo pode não ser mais alto do que o executado com aparelhos convencionais, ainda mais considerando os benefícios estéticos e de conforto que somente os alinhadores Invisalign oferecem. Verifique as opções de pagamento com seu dentista.

Em média, o tempo de tratamento Invisalign é de 12 a 18 meses, podendo ser reduzido para poucos meses em casos simples e estendido para os mais complexos. Geralmente em poucos meses já é possível começar a visualizar os resultados. No entanto, cabe ainda esclarecer que a sua duração depende de uma série de fatores. Clique aqui para saber mais.

Ainda existem pessoas que erroneamente pensam que “usar aparelho” é uma opção restrita a crianças e adolescentes. Isso está muito longe de ser verdade. Certamente podemos afirmar que pessoas de qualquer idade, incluindo as de meia idade ou idosas, podem ser tratadas com os alinhadores Invisalign e nunca é tarde para corrigir o alinhamento dos dentes.


Os alinhadores são indicados para quase todos os tipos de tratamentos ortodônticos. Confira alguns casos que podem ser tratados com os alinhadores Invisalign:



A viabilidade do tratamento com Invisalign dependerá de uma avaliação do ortodontista. Casos muito complexos, com dentes muito tortos ou com grande má oclusão podem demandar tratamento ortodôntico conjugado com cirurgia ortognática.

Os aparelhos fixos utilizam bráquetes e fios metálicos, podendo utilizar elásticos para fixar os fios. Embora existam soluções mais discretas, com materiais cerâmicos ou de safira, não podem ser retirados e são mais visíveis e incômodos se comparados aos alinhadores Invisalign.

 

Os alinhadores Invisalign são transparentes, quase imperceptíveis, podem ser removidos para se alimentar ou fazer a higienização dental e são muito mais confortáveis.

 

Alinhadores estéticos Invisalign

 

  • Alinhadores transparentes e discretos
  • Removíveis
  • Por serem removíveis, não há restrição quanto aos alimentos a serem consumidos
  • Confortáveis
  • Requerem higienização bucal normal
  • Visitas menos frequentes ao dentista

 

Aparelhos fixos

 

  • Utilizam bráquetes e fios metálicos
  • Não removíveis
  • Alimentos duros ou pegajosos podem danificar o aparelho e atrasar o tratamento
  • Alimentos duros ou pegajosos podem danificar o aparelho e atrasar o tratamento
  • Requerem higienização bucal redobrada
  • Requerem higienização bucal redobrada

Depende. O ortodontista avaliará e recomendará o melhor tratamento ortodôntico. Os dentes (próteses) com implantes não podem sofrer movimentação. Consequentemente o ortodontista analisará e marcará os dentes com implante e fará o planejamento do tratamento. Clique aqui para saber mais.

Sim. O ortodontista avaliará e recomendará o melhor tratamento ortodôntico, que poderá envolver o fechamento do espaço deixado pela perda do dente ou a preservação do espaço para uma futura prótese ou implante.


Para melhor estética podem ser adaptados pônticos nos alinhadores Invisalign, disfarçando os espaços deixados pelas extrações dentárias. Clique aqui para saber mais.

Sim. Informe o ortodontista sobre o tratamento dentário que você realizou, incluindo facetas e coroas. Ele avaliará e recomendará o melhor tratamento ortodôntico.

Está usando aparelho fixo e gostaria de ter seu caso tratado com Invisalign? Você sabia que é muito fácil trocar o aparelho fixo convencional pelo Invisalign? Clique aqui para mais informações! 

Invisalign First é um alinhador desenvolvido especificamente para crianças na fase de dentição mista, com a presença de dentes de leite e permanentes.


É indicado para crianças entre 6 a 10 anos de idade, fase em que essa troca dentária normalmente ocorre. É a fase ideal para procurar um dentista, que pode iniciar um tratamento para corrigir diversos problemas sem prejudicar o desenvolvimento da arcada dentária da criança.


O tratamento nesta fase pode:


  • Abrir espaço para o desenvolvimento dos dentes permanentes
  • Corrigir o alinhamento dos dentes que já existem
  • Evitar ou tornar mais fácil e curto eventual tratamento ortodôntico na fase adolescente ou adulta
  • Auxiliar a inibir hábitos como o de chupar o polegar e empurrar os dentes com a língua
  • Prevenir problemas de mordida pré-existentes de ficarem piores

Alguns pacientes relatam algum desconforto nos dentes nos primeiros dias após a troca dos alinhadores. Isso é normal e indica que o alinhador está lentamente movimentando os dentes até a posição do próximo alinhador. O desconforto será reduzido gradualmente com o passar dos dias. Clique aqui para saber mais.

É possível que você apresente um ligeiro sigmatismo (pronúncia incorreta de fonemas) a partir do início do uso primeiro alinhador. A alteração deverá desaparecer após a língua se acostumar aos alinhadores

Por ser um alinhador removível, para uma boa evolução do tratamento é recomendado que o alinhador seja utilizado por pelo menos 22 horas por dia.


O tratamento não terá resultado se o paciente não tiver disciplina para utilizar o alinhador pelo período diário recomendado.

A frequência de troca dos alinhadores será informada por seu ortodontista e poderá variar ao longo do tratamento.

 

Os alinhadores que você recebeu são numerados em ordem crescente de utilização. Sempre troque os alinhadores na ordem correta.

 

Coloque lembretes na agenda do seu smartphone para não esquecer das datas das trocas de alinhador

Os alinhadores devem ser sempre removidos para se alimentar. Não há restrições quanto aos alimentos a serem consumidos.


Nunca masque chicletes (gomas de mascar) utilizando alinhadores. Eles irão grudar nos alinhadores.


As bebidas quentes podem deformar os alinhadores. Com exceção da ingestão de água fria, recomendamos que os alinhadores sejam removidos quando for ingerir bebidas quentes (podem deformar os alinhadores) ou ainda refrigerantes, sucos, chás ou bebidas alcoólicas (para evitar a formação de cáries ou manchar ou escurecer os alinhadores).

Desencorajamos ter o hábito de fumar ao usar alinhadores Invisalign porque poderá manchá-los.

Tome todos os cuidados para não perder ou quebrar os alinhadores, pois poderá ocorrer atraso no tratamento. Informe o ortodontista caso isso ocorra. Você receberá as orientações sobre como proceder.

Realizamos o escaneamento no próprio consultório, utilizando o scanner Itero Element 5D, um equipamento de última geração.


Agende uma visita e faça o escaneamento de arcada dentária. Esclareça suas dúvidas sobre o tratamento. Teremos o maior prazer em recebê-lo!

O uso de uma contenção ortodôntica é necessário para manter a estabilidade dos resultados obtidos, uma vez que os dentes ainda estarão em uma posição instável após a finalização da movimentação promovida pelo aparelho. Sem o uso da contenção, os dentes têm a tendência de sofrerem movimentação. Consequentemente, sempre informo meus pacientes sobre a necessidade da contenção após a retirada do aparelho fixo ou a finalização dos alinhadores Invisalign.


A contenção é necessária em todos os tratamentos ortodônticos e não é diferente para os alinhadores Invisalign. Caberá ao ortodontista avaliar e recomendar por quanto tempo o paciente deverá usar a contenção.


Normalmente é recomendado o uso contínuo, retirando apenas para se alimentar ou fazer a higienização bucal. Com a estabilização do tratamento, é possível que seu uso seja reduzido até chegar o momento da finalização do uso da contenção.


Para aqueles que desejam os mesmos benefícios dos alinhadores, a Invisalign fornece as contenções Vivera, cuja confecção envolve um prévio escaneamento da arcada do paciente e tem por característica serem:


  • Transparentes e praticamente invisíveis
  • Removíveis
  • Confortáveis
  • Feitas com a mesma tecnologia de ponta usada para fazer os alinhadores Invisalign
  • Menos propensas a racharem ou se quebrarem em comparação com outras contenções transparentes


Dra Kátia Rie

CROSP 41476

Agende uma consulta e esclareça suas dúvidas sobre o tratamento. Terei o maior prazer em recebê-lo!

Tratamentos

Tratamento Invisalign

Melhore seu sorriso com um tratamento rápido, discreto, confortável e sem restrições quanto ao consumo de alimentos

Aparelhos Ortodônticos

Pessoas de qualquer idade podem melhorar o sorriso com os aparelhos ortodônticos. Conheça as opções para crianças, adolescentes e adultos

Clareamento Dental

Com o clareamento dental é possível recuperar a cor natural dos dentes, deixando seu sorriso mais atraente e bonito

Blog

Novidades no tratamento Invisalign

Novidades no tratamento Invisalign

Um dos grandes diferenciais dos alinhadores Invisalign é o constante investimento em tecnologia e desenvolvimento. A evolução pode ocorrer no material utilizado na confecção dos alinhadores e nas ferramentas disponibilizadas aos ortodontistas e pacientes para otimizar o tratamento e garantir ainda mais conforto, previsibilidade e discrição.

Saiba mais >>
Open chat
Olá, como posso te ajudar?
Olá!
Como posso te ajudar?