O tratamento com os alinhadores Invisalign pode ser resumido em três passos:
Primeiro passo
O paciente deverá inicialmente agendar uma consulta com um ortodontista. As necessidades do paciente serão avaliadas e então será realizado o escaneamento intraoral, que gerará uma imagem tridimensional de toda a arcada dentária. O escaneamento digital substitui a moldagem feita com a massinha e as moldeiras de metal, com a vantagem de não causar desconforto e ânsias.
Realizamos o escaneamento no próprio consultório, utilizando o scanner Itero Element 5D, um equipamento de última geração. A partir da imagem 3D dos dentes, da documentação ortodôntica do paciente e de demais informações inseridas no software ClinCheck, o ortodontista poderá simular e planejar o tratamento, de modo que cada dente se mova na ordem correta e no momento certo.
Planejamento com ClinCheck
O paciente poderá visualizar detalhadamente a evolução do tratamento e poderá ter uma noção visual do resultado final, mesmo antes de iniciar.
Início do tratamento
Final de tratamento
O dentista explicará detalhadamente:
- Como o tratamento será realizado, quantidade de alinhadores, a utilização de dispositivos auxiliares e o prazo estimado para sua conclusão
- Eventual possibilidade de refinamentos
Em alguns casos, para auxiliar e acelerar o tratamento, em conjunto com os alinhadores poderão ser utilizados dispositivos auxiliares. Entre os mais utilizados podemos citar:
Attachments
Os attachments são pequenas resinas da cor do dente, que são coladas aos dentes no início ou durante o tratamento Invisalign. Permitem que os alinhadores exerçam uma leve pressão, melhorando a movimentação. Salvo em casos com baixa complexidade de tratamento, a maioria dos tratamentos utilizará attachments ao menos em alguns dos dentes.
Elásticos
O uso de elásticos intra e intermaxilares pode ser associado aos alinhadores para dar maior eficiência ao tratamento. A utilização dos elásticos já é considerada no planejamento ortodôntico, sendo que os elásticos podem ser apoiados em:
Botões: estrutura em forma de botão que é colada no dente do paciente para ancorar elásticos. No alinhador são implementados os cortes (Precision Cuts) para criar espaço no alinhador para acomodar um botão que foi colado em um dente.
Cortes de botão
No próprio alinhador: O apoio dos elásticos no próprio alinhador é feito por meio de recortes em forma de gancho, que são solicitados na fase de planejamento.
Ganchos
Mini implantes
Os mini implantes em titânio, são pequenos parafusos que são colocados no osso alveolar para servir de ancoragem para uma determinada movimentação dentária. São também conhecidos como ancoragem esquelética ou dispositivo de ancoragem temporária. Em conjunto com os alinhadores, a utilização de mini implantes auxiliará a movimentação dentária.
Pônticos
Caso seja necessária a extração de dentes ou a abertura de espaços para colocação de implante, pode ser colocado um pôntico nos alinhadores, fazendo a função de um falso dente temporário, que permitirá disfarçar o espaço deixado pelas extrações dentárias.
Segundo passo
Após aprovado o planejamento do tratamento o dentista solicita a confecção dos alinhadores, que levam cerca de 30 dias para serem recebidos. Nesta fase o ortodontista:
- Faz a entrega dos alinhadores
- Sendo necessário, providencia a instalação de dispositivos auxiliares (attachments, por exemplo)
- Estabelece a periodicidade das consultas para acompanhamento
- Orienta o paciente sobre a utilização dos alinhadores
As orientações ao paciente quanto ao uso dos alinhadores costumam abranger:
- A quantidade de dias (entre uma a duas semanas) de utilização para cada alinhador
- A necessidade de usar o alinhador por pelo menos 22 horas por dia
- Como colocar ou remover o alinhador
- Cuidados com a higienização bucal e dos alinhadores
- Cuidados com o armazenamento dos alinhadores que foram removidos
O comparecimento às consultas periódicas é muito importante e necessário, uma vez que será possível acompanhar a evolução do tratamento, de acordo com o alinhador que está sendo utilizado. Nessas consultas o ortodontista poderá fazer novos procedimentos, instalar acessórios como attachments, elásticos ou até mini implantes, com o objetivo de manter a evolução do tratamento.
Após o final do tratamento inicialmente planejado, é comum o ortodontista ou o paciente, entenderem a necessidade de estender o tratamento, para refinar o alinhamento dos dentes. Nessa situação, será necessário escanear novamente as arcadas dentárias, planejar o tratamento e confeccionar uma nova série de alinhadores adicionais para que seja alcançado o resultado desejado.
Terceiro passo
Esta é a fase final do tratamento, quando o alinhamento já atingiu o resultado esperado. No entanto, os dentes ainda estão em uma posição instável, sendo necessário instalar uma contenção ortodôntica para manter a estabilidade dos resultados obtidos.
A contenção é necessária em todos os tratamentos ortodônticos e não é diferente com os alinhadores Invisalign. Caberá ao ortodontista avaliar e recomendar por quanto tempo o paciente deverá usar a contenção. Normalmente é recomendado o uso contínuo, retirando apenas para se alimentar ou fazer a higienização bucal. Com a estabilização do tratamento é possível que seu uso seja reduzido até chegar o momento da finalização do uso da contenção.
A Invisalign fornece as contenções Vivera, que são fabricadas com a mesma tecnologia dos alinhadores. Isso permite criar uma contenção forte, com ajuste preciso e acabamento suave e confortável. A resistência superior permite que eles corrijam automaticamente (de volta à posição de tratamento final) certos tipos de recidivas menores que podem ocorrer durante o período de contenção.
Para a confecção da contenção Vivera é necessário um escaneamento prévio da arcada dentária, da mesma forma que os alinhadores. Entre as principais características podemos citar:
- Transparentes e praticamente invisíveis
- Removíveis
- Confortáveis
- Feitas com a mesma tecnologia de ponta usada para fazer os alinhadores Invisalign
- Menos propensas a racharem ou quebrarem em comparação com outras contenções transparentes
- Podem ser utilizadas após o tratamento com aparelhos ortodônticos fixos, substituindo as contenções tradicionais
Dra Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
CROSP 41476