Afinal, para que servem as contenções Vivera no tratamento Invisalign? Sabemos que o uso de contenção é necessário para manter a estabilidade dos resultados obtidos, uma vez que os dentes ainda estarão em uma posição instável após a finalização da movimentação promovida pelo tratamento ortodôntico. Sem o uso da contenção, os dentes têm a tendência de sofrerem movimentação. Consequentemente, sempre informo meus pacientes sobre a necessidade da contenção após a retirada do aparelho fixo ou a finalização dos alinhadores Invisalign.
Neste sentido, a Invisalign oferece as contenções Vivera. Você sabia que elas podem substituir, com várias vantagens, as contenções tradicionais? Elas se parecem com os alinhadores e são feitas do mesmo material, mas são projetadas para manter os dentes no lugar, não movê-los.
Feita esta breve introdução, confira as mais importantes informações sobre o tema:
1. Vantagens das contenções Vivera
Dentre as principais vantagens podemos destacar:
Feitas com o mesmo material dos alinhadores Invisalign
As contenções são elaboradas a partir de um material patenteado denominado SmartTrack (um polímero termoplástico transparente e flexível). Isso permite criar uma contenção forte, com ajuste preciso e acabamento suave e confortável. A resistência superior permite que eles corrijam automaticamente (de volta à posição de tratamento final) certos tipos de recidivas menores que podem ocorrer durante o período de contenção.
Estética
A contenções são transparentes e quase imperceptíveis, não comprometendo o sorriso.
Removível
São facilmente removidas para comer, beber e fazer a higienização bucal. A remoção permite o consumo de seus alimentos favoritos e também uma higiene bucal mais eficiente pela escovação e pelo uso de fio dental.
Por outro lado, as contenções fixas dificultam a higienização e podem acarretar maior propensão à caries e doenças periodontais.
Não restringe a alimentação
Não há restrições quanto ao consumo de alimentos para quem está usando as contenções Vivera.
Todos os alimentos podem ser consumidos, desde que você retire as contenções. Não se esqueça de fazer a higienização bucal após as refeições!
Confortável
Da mesma forma que os alinhadores, também são confeccionadas com textura lisa e se adaptam bem aos tecidos moles intrabucais, evitando cortes, irritações ou aftas na boca.
As contenções móveis tradicionalmente utilizadas como, por exemplo, os arcos de Hawley ou de Begg, são muito mais desconfortáveis, uma vez utilizam uma base em acrílico que fica apoiada no palato (céu da boca).
Resistente
Menos propensas a racharem ou quebrarem em comparação com outras contenções transparentes
2. Desvantagem das contenções Vivera
A maior desvantagem é a dependência da cooperação do paciente. Por serem removíveis, para não haver risco de recidiva pós-tratamento ortodôntico, é necessário que seja utilizada pelo período recomendado pelo ortodontista.
No entanto, é importante observar que esta dependência também ocorre com contenções removíveis tradicionais como os arcos de Hawley ou de Begg.
3. Para quem é recomendado o uso das contenções Vivera
Seu uso é recomendado para todos que finalizaram o tratamento ortodôntico. Por exemplo, para aqueles que:
Finalizaram o uso dos alinhadores Invisalign
Saiba que elas são o caminho natural para a fase de uso de contenção.
Finalizaram o tratamento com aparelho fixo convencional com bráquetes e fios metálicos
São perfeitas para quem vai remover o aparelho fixo convencional, garantindo muito mais conforto e discrição em relação às contenções tradicionais.
Estão usando as contenções fixas ou removíveis tradicionais
As contenções fixas ou removíveis tradicionalmente utilizadas podem ser substituídas com inúmeras vantagens pelas contenções Vivera.
4. Como solicitar as contenções Vivera
Consulte seu ortodontista Invisalign Doctor. As contenções serão feitas sob medida, a partir da digitalização dos dentes por meio de um escaneamento intraoral.
5. Por quanto tempo devem ser usadas
As contenções costumam ser entregues em três pares (superior e inferior). Os dois primeiros pares geralmente são utilizados em tempo integral. O ortodontista pode reduzir gradualmente o tempo de uso da contenção, até que seja necessária sua utilização apenas durante a noite.
Em diversas situações, para manter estabilidade do tratamento, é possível que o ortodontista recomende o uso da contenção nos dentes inferiores por toda a vida do paciente. Neste caso, o ortodontista poderá orientar o paciente a utilizar uma contenção fixa.
6. Como higienizar as contenções Vivera
Confira a seguir algumas recomendações sobre a higienização das contenções:
Higienização bucal
Sempre faça a higienização bucal com escova e fio dental após as refeições e antes de colocar as contenções. Restos de alimentos podem manchá-las, além de provocar cáries e doenças gengivais.
Higienização das contenções
Utilize escova de dente com cerdas bem macias e sabão de côco, escovando as contenções por dentro e por fora, sem aplicar muita força durante a escovação. Enxague em água corrente.
Nunca use água quente, pois o calor pode deformá-las. Além disso, não use enxaguantes bucais tradicionais diretamente nas contenções, uma vez que possuem corantes e podem manchá-las.
É possível realizar uma limpeza mais profunda com os cristais de limpeza da Invisalign ou ainda com pastilhas efervescentes como Corega Tabs ou Kin Oro.
7. Alimentação com as contenções
Todos os alimentos podem ser consumidos, desde que você retire as contenções. Não se esqueça de fazer a higienização bucal após as refeições!
8. O que fazer se ocorrer perda ou quebra das contenções
Em primeiro lugar, tome todos os cuidados para não perder as contenções. Elas são entregues em três pares (superior e inferior) e atualmente não é possível solicitar a confecção de apenas um par, sendo necessária a aquisição de um novo conjunto completo.
Lembre-se que você recebeu um estojo (case) exclusivo quando recebeu as contenções. Sempre utilize o estojo para armazená-las.
Nunca as deixe no bolso ou em guardanapos. Por serem transparentes e muito leves será muito fácil perder ou danificar as contenções.
Mas sabemos que eventualmente elas podem ser perdidas e nem sempre é possível impedir que isso ocorra. Utilize o próximo par, caso existente, e avise seu ortodontista.
9. Necessidade de tratamentos dentários que alterem o formato ou dimensão dos dentes
Durante a fase de uso das contenções pode ser necessário que o paciente passe por tratamentos que alterem a dimensão ou o formato dos dentes. Como exemplos podemos citar:
- Tratamentos de canal
- Necessidade de confecção ou troca de próteses
- Restaurações nos dentes
Tais procedimentos poderão afetar a forma como as contenções se encaixam nos dentes, demandando a necessidade de novo escaneamento intraoral e a solicitação de um novo conjunto de contenções.
Espero ter respondido mais estas dúvidas frequentes nos atendimentos ortodônticos. As contenções Vivera são uma alternativa confortável, discreta e eficiente para quem precisa manter seus dentes alinhados e evitar a recidiva pós-tratamento ortodôntico.
Dra Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
CROSP 41476