Blog

Como a ortodontia pode melhorar a sua aparência e autoestima?

Ortodontia pode melhorar a aparência e a autoestima

O sorriso tem valor imensurável, sendo uma das formas mais eficazes para as pessoas demonstrarem suas emoções. É universalmente considerado um gesto de receptividade e gentileza.

 

A estética é importante na vida das pessoas, sendo que a aparência facial tem forte influência na atratividade pessoal e na autoestima, repercutindo nas relações sociais, afetivas e profissionais.


Sabemos que um tratamento ortodôntico não é indicado apenas por razões estéticas, sendo muito importante na melhoria da saúde bucal e contribuindo para que as funções da mastigação, fala e respiração sejam normalizadas. No entanto, a maior motivação de quem busca o tratamento continua sendo a melhora da estética do sorriso, que afeta diretamente o conjunto da beleza facial.

 

Para muitos, o ato de sorrir pode ser algo difícil e até constrangedor. Uma pessoa não satisfeita com seu sorriso pode levar ao esforço consciente de esconder ou evitar sorrir, o que pode reduzir sua autoconfiança e sua habilidade de interagir em sociedade.

 

Exemplificando, veja se você ou alguém que conhece se enquadra nas situações abaixo:

  • Evita tirar fotos ou aparecer nelas sorrindo

  • Parece muito sério(a) ou até mesmo bravo(a), especialmente na visão de pessoas com pouco convívio

  • Tem vergonha de sorrir

  • Esconde o sorriso com as mãos
  • Somente tira fotos mostrando um lado do rosto


Tais comportamentos podem ser relacionados à insatisfação pessoal quanto à estética do sorriso, podendo inclusive afetar a autoestima e a vida social e profissional.

O grau de satisfação é uma questão pessoal e subjetiva. Algumas pessoas com grave má oclusão podem não se incomodar, enquanto outras, com problemas estéticos menores, podem sentir-se muito insatisfeitas e infelizes. Em outra perspectiva, também é comum que pacientes apresentem altos níveis de preocupação com problemas mais visíveis, mas tolerem problemas menos perceptíveis, que podem até ser considerados mais graves sob a perspectiva da saúde bucal.

O ortodontista passa a ter uma função mais ampla do que apenas corrigir o posicionamento dos dentes e melhorar a saúde bucal, mas também conhecer e aplicar um tratamento que garanta um sorriso agradável e harmonioso.

Cabe a esse profissional ouvir seus pacientes e entender suas necessidades e inseguranças, propondo as melhores opções de tratamento, considerando as expectativas pessoais quanto à estética, tempo e custo do tratamento, e sempre levando em consideração a melhora da saúde bucal.

1. Como a ortodontia pode melhorar a aparência e a autoestima


Você está cansado de se esconder atrás de um sorriso imperfeito?  Que tal saber como a ortodontia pode melhorar a sua aparência e autoestima? Confira a seguir como ela pode atuar:

Corrigindo diversos problemas de mordida e de posicionamento dos dentes


Um tratamento ortodôntico pode corrigir diversos problemas. Dentre os principais podemos destacar:

  • Desalinhamento dos dentes


Como parte de um tratamento estético ou de reabilitação oral


Muitas pessoas desejam ter um sorriso bonito com dentes alinhados, mas em algum momento da vida perderam um ou mais dentes.


O tratamento ortodôntico poderá não somente alinhar os dentes remanescentes e corrigir a oclusão, mas também restaurar o espaço para uma futura instalação de uma prótese ou implante dentário que substituirá o dente perdido. Em algumas situações, o tratamento ortodôntico poderá até fechar o espaço deixado pelo dente perdido, sem a necessidade de colocar um implante.


Em diversas situações conseguir um sorriso perfeito pode envolver mais de um tipo de tratamento odontológico, como por exemplo, o alinhamento prévio dos dentes pelo tratamento ortodôntico e, em seguida, o uso de facetas ou lentes de contato dental.

Melhorando o perfil facial

 

A análise da face de frente e de perfil, sempre foi tema de estudo na ortodontia. A posição dos lábios, por exemplo, tem grande importância na harmonia e estética facial.

O tratamento ortodôntico pode melhorar o perfil facial à medida que o tratamento promove a remodelação óssea e a movimentação dos dentes.


Melhorando o corredor bucal


O corredor bucal é um aspecto da estética do sorriso que tem recebido recentemente grande atenção. Trata-se do espaço escuro que aparece nos cantos da boca ao sorrirmos.

Um corredor bucal estreito prejudica a estética do sorriso e pode até causar a impressão de que faltam dentes no fundo da boca. Estudos avaliam que sorrisos com corredor bucal intermediário, nem muito estreito, nem muito largo, costumam ser considerados os mais atrativos.

Antes – Corredor bucal estreito

Depois – Corredor bucal normal


A necessidade de melhoria do corredor bucal será avaliada pelo ortodontista, que poderá propor o melhor tratamento ortodôntico.

 

Melhorando a fala

 

Dentes mal posicionados podem ocasionar problemas na articulação e na pronúncia, afetando a clareza da fala.

 

Melhorando a mastigação

 

Dentes tortos ou mal posicionados dificultam a mastigação adequada dos alimentos, podendo levar a problemas de digestão e nutrição inadequada. A mastigação desequilibrada pode provocar falta de simetria na face, problemas de oclusão, distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) e dores de cabeça.

O tratamento ortodôntico pode melhorar a função mastigatória e a digestão dos alimentos.

Melhorando a saúde bucal

 

Dentes mal posicionados dificultam a higienização bucal, podendo causar mau hálito, cáries e doenças periodontais. O tratamento ortodôntico, ao corrigir a posição dos dentes, facilita a higienização e minimiza a ocorrência de problemas na saúde bucal.

Finalizando, um sorriso harmonioso aumenta a autoestima, melhora a aparência física e influencia positivamente nos relacionamentos pessoais e profissionais.

2. Tratamentos disponíveis


Pessoas de qualquer idade podem ser tratadas pela ortodontia. Para crianças, é importante a visita ao ortodontista a partir dos quatro anos de idade para avaliar a necessidade de tratamentos preventivos ou interceptativos. O tratamento precoce é altamente recomendado e pode impedir a ocorrência de problemas mais sérios no futuro.

É importante realizar um tratamento ortodôntico assim que for identificada a sua necessidade. Postergar o seu tratamento pode intensificar os problemas ao longo do tempo.

Além da piora da saúde bucal e da estética, deixar de tratar no momento certo aumentará o custo e tempo do tratamento, podendo inclusive torná-lo inviável.

A falta de tratamento em determinadas fases da vida pode gerar ainda mais consequências. Atravessar, por exemplo, a fase da adolescência com uma severa anormalidade facial pode afetar a autoestima de adolescentes, em uma fase em que são muito sensíveis em relação à estética facial e à opinião dos amigos.

Muitos adultos que não se beneficiaram de tratamentos preventivos ou interceptativos na infância e adolescência podem procurar o tratamento ortodôntico para melhorar a estética do sorriso e corrigir o posicionamento dos dentes.

3. Tratamento com os alinhadores Invisalign

 

Muitas pessoas gostariam de melhorar seu sorriso por meio de um tratamento ortodôntico, mas não querem usar aparelhos fixos convencionais com bráquetes e fios metálicos. Felizmente, após anos de pesquisa e investimento em tecnologia, a ortodontia oferece os alinhadores Invisalign. Também chamados de alinhadores transparentes ou estéticos, eles são a alternativa mais moderna e eficiente para pessoas que procuram um tratamento discreto, quase invisível, rápido, confortável, seguro e previsível.

O tratamento utiliza uma sequência de alinhadores que devem ser utilizados na periodicidade estabelecida pelo seu ortodontista. Cada alinhador é confeccionado com um material denominado SmartTrack que permite a aplicação de uma força suave e constante nos dentes, melhorando o controle da sua movimentação gradual até a posição do próximo alinhador da sequência. Uma nova movimentação dentária é estimulada, sempre que o alinhador é substituído, até atingir o resultado desejado.

Os alinhadores Invisalign podem ser utilizados em crianças, adolescentes e adultos (incluindo pessoas de meia idade e idosos) e são indicados para quase todos os tipos de tratamentos ortodônticos, desde os mais simples aos mais complexos.

Finalizando, os alinhadores Invisalign são uma excelente escolha para quem busca um sorriso bonito e saudável, sem comprometer a aparência durante o período de tratamento.

Se tiver mais alguma dúvida, tenho uma página no site respondendo as principais perguntas dos meus pacientes. Para saber quais são as etapas do tratamento Invisalign, expliquei com detalhes cada um deles nesse artigo que você pode ler clicando aqui.

Pronto para iniciar seu tratamento Invisalign no centro de São Paulo ou em Perdizes? Agende uma visita e conheça as opções de tratamento.

Dra Kátia Rie Yabiku Utsunomiya

CROSP 41476

Dra. Kátia Rie

Ortodontista e Invisalign Doctor

CRO 41476

Nasci em Presidente Prudente, interior de São Paulo e sou graduada pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba (UNESP). Especialista em ortodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO) e credenciada Invisalign Doctor, logo cedo descobri que meu trabalho poderia não apenas melhorar a saúde bucal e a estética facial dos meus pacientes, mas também auxiliá-los a aumentar a autoestima e confiança.

Especialidades

Agende uma consulta e esclareça suas dúvidas sobre o tratamento. Terei o maior prazer em recebê-lo!

Blog

Novidades no tratamento Invisalign

Novidades no tratamento Invisalign

Um dos grandes diferenciais dos alinhadores Invisalign é o constante investimento em tecnologia e desenvolvimento. A evolução pode ocorrer no material utilizado na confecção dos alinhadores e nas ferramentas disponibilizadas aos ortodontistas e pacientes para otimizar o tratamento e garantir ainda mais conforto, previsibilidade e discrição.

Saiba mais >>
Open chat
Olá, como posso te ajudar?
Olá!
Como posso te ajudar?