O tratamento ortodôntico não é indicado apenas por razões estéticas, sendo muito importante na melhoria da saúde bucal e contribuindo para que as funções da mastigação, fala e respiração sejam normalizadas. Por isso é tão importante realizar um tratamento ortodôntico assim que for identificada a sua necessidade.
Mas você sabia que existem vários problemas que afetam a saúde bucal e devem ser previamente tratados antes de iniciar um tratamento ortodôntico, seja com aparelhos fixos convencionais ou ainda com os modernos alinhadores Invisalign?
Por meio de um exame clínico prévio é verificada a condição da saúde bucal do paciente. Nesse momento podem ser identificados problemas nos dentes, nas gengivas ou nos ossos, que demandarão tratamento especializado. Confira os principais problemas que devem ser previamente tratados:
Cáries e restaurações dentárias quebradas
Dentes com cáries, restaurações quebradas ou inadequadas devem ser tratados antes de iniciar o tratamento ortodôntico.
Inflamações na gengiva e presença de tártaro
Pacientes com inflamação na gengiva ou presença de tártaro devem fazer um tratamento periodontal.
Tratamento de canal
O tratamento do canal é necessário quando uma lesão ou cárie significativa já causou danos na polpa dentária, sendo necessária a realização de um tratamento endodôntico, mais conhecido como tratamento de canal.
Extração de dentes
Embora atualmente os avanços na ortodontia reduziram a necessidade de extrações, em algumas situações pode ser necessária a extração de dentes para abertura de espaço, geralmente em casos com grande apinhamento.
Além disso pode ser necessária a extração prévia de dentes com lesões irreversíveis. Nesta situação o tratamento ortodôntico poderá não somente alinhar os dentes remanescentes e corrigir a oclusão, mas também restaurar o espaço para uma futura instalação de um implante dentário que substituirá o dente extraído. Em algumas situações, o tratamento ortodôntico poderá até fechar o espaço deixado pelo dente extraído, sem a necessidade de colocar um implante.
Resumindo, uma boa saúde bucal é essencial para o início do tratamento ortodôntico. Espero ter esclarecido mais esta dúvida comum em meus atendimentos. Procure um ortodontista de sua confiança e conheça as opções de tratamento.
Dra Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
CROSP 41476