Nossos dentes são importantes não somente para a estética do sorriso, mas também por terem importantes funções na mastigação, fala e respiração.
Existem situações em que o paciente apresenta diversos problemas simultâneos que afetam sua saúde bucal, como por exemplo:
- Perda de vários dentes
- Dentes quebrados ou desgastados
- Cáries
- Doença periodontal
- Necessidade de tratamento de canal
- Dentes desalinhados
- Dentes amarelados
- Bruxismo
- Dor na articulação temporomandibular (ATM)
Em muitos casos o paciente precisará, por exemplo, passar por tratamento de canal, tratar gengivites ou periodontites, instalar próteses que substituirão os dentes naturais perdidos, restaurar dentes quebrados ou com cáries, corrigir problemas de oclusão e alinhamento na dentição permanente, podendo no final também passar por tratamentos estéticos por meio de facetas, lentes de contato ou clareamento dental.
Pacientes nesta situação demandam uma reabilitação oral, que é um tratamento multidisciplinar envolvendo diversas especialidades odontológicas.
O tratamento deve ser cuidadosamente planejado para que cada especialidade atue no momento e na sequência correta, de modo que seja otimizado o tempo e custo, permitindo alcançar o melhor resultado possível. Entre as principais especialidades envolvidas podemos citar:
- Endodontia (tratamento de canal)
- Periodontia (gengiva e periodonto)
- Ortodontia (aparelho ortodôntico)
- Implantodontia (implante dentário)
- Prótese (coroas, facetas, lentes de contato)
Resultado após a reabilitação oral
Mas no que a ortodontia pode auxiliar na reabilitação oral? Sabemos que o perfil dos pacientes que procuram tratamento ortodôntico está mudando, especialmente quanto ao aumento de pacientes adultos que procuram uma melhora da saúde bucal e da estética do sorriso.
Geralmente pacientes nessa situação devem tratar primeiro o canal, a gengiva e as cáries. Somente em seguida poderá iniciar um tratamento ortodôntico, seja com aparelhos fixos convencionais ou ainda com os modernos alinhadores Invisalign. Após a finalização do tratamento ortodôntico poderá, se necessário, fazer o clareamento dental, instalar os implantes e as próteses.
Ao contrário dos aparelhos fixos, confeccionados com materiais metálicos ou cerâmicos, que ficam colados nos dentes, os alinhadores Invisalign são praticamente invisíveis. São feitos sob medida para cada paciente, podem ser removidos e garantem mais rapidez no tratamento, além de incomparável conforto e discrição.
Desta forma, podemos afirmar que os alinhadores Invisalign são uma alternativa muito eficiente dentro do escopo de um tratamento ortodôntico que fizer parte da reabilitação oral.
Nesse sentido, dentro do escopo da reabilitação oral, a ortodontia atuará:
- Corrigindo a má oclusão preexistente do paciente, permitindo que as cargas mastigatórias sejam bem distribuídas
- Alinhando ou corrigindo a posição dos dentes, melhorando a estética geral do sorriso. Em diversas situações conseguir um sorriso perfeito pode envolver mais de um tipo de tratamento odontológico, como por exemplo o alinhamento prévio dos dentes pelo tratamento ortodôntico e, em seguida, o uso de lentes de contato dental ou facetas
- Restaurando o espaço deixado pelo dente perdido para uma futura instalação de prótese ou implante dentário
Resumindo, existem várias soluções para a reabilitação oral, sendo que somente um especialista poderá avaliar e apresentar as melhores opções, considerando as expectativas pessoais do paciente quanto à estética, tempo e custo do tratamento.
Para saber mais sobre o tratamento ortodôntico com Invisalign, consulte:
- Tratamento Invisalign
- Saiba quais são os passos para o tratamento com alinhadores Invisalign
- Casos passíveis de tratamento com os alinhadores Invisalign
- 11 dicas/recomendações para quem já está realizando o tratamento Invisalign
- Perdi um ou mais dentes. Posso usar aparelho?
- É possível usar aparelho tendo implante dentário?
- Pode colocar lente de contato dental antes de usar aparelho?
- Por que o Invisalign é mais rápido?
- Por que o Invisalign é capaz de tratar casos complexos?
- Invisalign: o tratamento ortodôntico para pessoas que trabalham com a imagem
- É possível trocar o aparelho fixo convencional pelo Invisalign?
- Invisalign: o tratamento ortodôntico ideal para os noivos
- Mitos e verdades sobre os alinhadores Invisalign
Dra Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
CROSP 41476