A Ortodontia preventiva atua antecipadamente com o objetivo de evitar a ocorrência de problemas de oclusão ou posicionamento inadequado dos dentes.
Para que o tratamento tenha melhor resultado é importante que a ortodontia preventiva seja iniciada por volta dos seis anos, durante a fase dos dentes de leite, sendo importante manter visitas periódicas ao dentista durante a infância.
Um exemplo de atuação da ortodontia preventiva é na perda precoce de dentes de leite (dentição primária ou decídua). Considera-se perda precoce, quando ocorrer antes que o respectivo dente sucessor permanente tenha iniciado o processo de irrupção.
Causas da perda precoce dos dentes de leite
A perda pode ocorrer por basicamente três fatores:
-
Cáries não tratadas
-
Traumatismos
-
Reabsorção prematura da raiz dos dentes
Consequências da perda precoce dos dentes de leite
A principal consequência é a migração dos dentes laterais em direção ao espaço criado pela extração e a consequente perda de espaço para crescimento do dente permanente. Dentre outras importantes consequências podemos citar a extrusão do dente antagonista (aquele que está acima ou abaixo do dente perdido), alterações na fala, dificuldade na mastigação e outros problemas na oclusão dos dentes.
Aparelho mantenedor de espaço
Como o próprio nome indica, este aparelho tem a função de manter o espaço até o aparecimento dos dentes sucessores permanentes. Isto evitará a migração dos dentes laterais e a consequente perda de espaço para crescimento do dente permanente. Dessa forma permite-se que os dentes permanentes nasçam na posição correta.
Este aparelho, que pode ser fixo ou removível, deve ter as seguintes características:
-
Manter o espaço correspondente ao dente perdido
-
Não lesar os dentes que estiverem servindo de suporte ao aparelho
-
Não lesar os tecidos periodontais
-
Ser resistente ao impacto provocado pela mastigação
Tipos de mantenedores de espaço
Existem vários aparelhos mantenedores de espaço, que podem ser divididos em dois tipos:
a) Fixos
Os principais são: banda e alça, coroa e alça, guia de erupção distal e lingual.
Exemplo de mantenedor de espaço do tipo banda e alça utilizado no tratamento preventivo
b) Removíveis
Confeccionados em resina acrílica, são mais indicados para crianças de mais idade, pois dependem da colaboração do paciente.
Cabe observar que nem toda criança que perde um dente de leite precisa de um mantenedor de espaço, sendo importante consultar o dentista/ortodontista para saber se seu uso será ou não necessário.
Dra Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
CROSP 41476