Neste texto abordaremos mais uma dúvida comum nos atendimentos ortodônticos. Existem situações em que o paciente que tem implantes dentários não está satisfeito com seu sorriso e deseja corrigir o posicionamento dos dentes. Por exemplo, para:
- Corrigir a posição dos dentes, motivada por alguma recidiva que teve de algum tratamento ortodôntico anterior
- Fechar pequenos espaços
- Alinhar dentes apinhados
Mas o tratamento ortodôntico para corrigir o posicionamento dos dentes (seja com alinhadores Invisalign ou ainda aparelhos fixos convencionais) é indicado para pacientes que já receberam um ou mais implantes dentários? Antes de responder diretamente esse questionamento é importante falar rapidamente sobre o tema.
O implante dentário é atualmente considerado a opção mais recomendada para recuperar dentes que foram perdidos. O procedimento consiste na inserção cirúrgica de um parafuso de titânio no osso da maxila ou da mandíbula. Sobre ele é instalada uma coroa protética que substituirá o dente perdido.
Aqui cabe uma importante observação: por ser fixado ao osso e não possuir o ligamento periodontal de um dente natural, o implante não poderá sofrer movimentação.
Na maioria dos casos é recomendado que o implante seja realizado após o tratamento ortodôntico, que poderá envolver o reestabelecimento do espaço necessário para sua posterior instalação. Em algumas situações, o tratamento ortodôntico poderá até fechar o espaço deixado pelo dente perdido, sem a necessidade de colocar um implante.
Mas e se o paciente já tiver implantes? A resposta depende da avaliação minuciosa do ortodontista, mas em geral um implante corretamente posicionado não impedirá o tratamento ortodôntico.
Como os implantes não podem sofrer movimentação, o ortodontista deverá planejar o tratamento para somente movimentar os dentes naturais, sendo que, após a finalização do tratamento ortodôntico, poderá ser necessário trocar a coroa protética original por uma mais adaptada ao novo posicionamento dos demais dentes.
Para o tratamento com os alinhadores Invisalign, a partir da imagem 3D dos dentes, da documentação ortodôntica do paciente e de demais informações inseridas no software ClinCheck, o ortodontista poderá simular e planejar o tratamento, de modo que:
- cada dente natural se mova na ordem correta e no momento certo
- os implantes não sofram movimentação
Exemplo de planejamento de tratamento Invisalign em paciente com implante dentário
O tratamento Invisalign utiliza uma sequência de alinhadores que devem ser utilizados na periodicidade estabelecida pelo seu ortodontista. Cada alinhador é confeccionado com um material denominado SmartTrack que permite a aplicação de uma força suave e constante nos dentes, melhorando o controle da sua movimentação gradual até a posição do próximo alinhador da sequência. Uma nova movimentação dentária é estimulada, sempre que o alinhador é substituído, até atingir o resultado desejado.
Em algumas situações será até possível aproveitar os implantes como ancoragem no tratamento ortodôntico. Por estarem firmemente inseridos no osso, poderão atuar como um ponto de apoio para movimentar os demais dentes de maneira mais rápida e eficiente.
Finalizando, geralmente o tratamento ortodôntico será viável para pacientes com implantes dentários. Mas é importante que o caso seja avaliado por um ortodontista experiente.
Espero ter esclarecido mais esta dúvida comum nos atendimentos ortodônticos. Se tiver mais alguma dúvida, tenho uma página no site respondendo as principais perguntas dos meus pacientes. Para saber quais são as etapas do tratamento Invisalign, expliquei com detalhes cada um deles nesse artigo que você pode ler clicando aqui.
Pronto para iniciar seu tratamento Invisalign no centro de São Paulo ou em Perdizes? Agende uma visita e conheça as opções de tratamento.
Dra Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
CROSP 41476