A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o termo autocuidado como “a capacidade dos indivíduos, famílias e comunidades de promover a saúde, prevenir doenças, manter a saúde e lidar com doenças e deficiências com ou sem o apoio de um profissional de saúde.” Inclusive, em 2011, a OMS instituiu o 24 de julho como o Dia Internacional do Autocuidado, com o objetivo de conscientizar as pessoas da importância de tomar decisões em relação à própria saúde.
Esse termo, que nada mais é do que cuidar de si mesmo, ganhou ainda mais projeção em tempos de pandemia. Em outra perspectiva, é como aquela conhecida recomendação dada em um avião antes da decolagem sobre primeiro colocar a máscara em você e depois em uma criança. Ou seja, tem por objetivo orientar o passageiro a primeiro cuidar de si mesmo para ser possível cuidar do seu ente querido.
Focando na saúde bucal, podemos afirmar que existem hábitos que a afetam no longo prazo e que nem sempre são percebidos. Consequentemente, e dentro do contexto do autocuidado, cada ação que conscientemente realizamos pode prevenir futuros problemas bucais.
Confira alguns hábitos que afetam sua saúde bucal e que sempre devem ser evitados:
Não trocar sua escova de dentes no prazo recomendado
Recomendo que sua escova dental seja trocada a cada três meses ou quando as cerdas deformarem. A demora em sua troca terá como consequência a redução da eficiência na higienização bucal e a proliferação de germes, bactérias e fungos.
Usar força excessiva durante a escovação
A escovação deve sempre ser feita de forma suave. Usar muita força não deixará seus dentes mais limpos e no longo prazo poderá desgastar o esmalte dos dentes e também provocar a retração da gengiva. No decorrer do tempo, provocará sensibilidade dentária ao contato com alimentos gelados, quentes ou ácidos.
Morder objetos
Nunca use os dentes para abrir tampas e evite o hábito de morder canetas, lápis ou outros objetos. Tais hábitos podem causar:
- quebra ou desgaste dos dentes
- alteração na posição dos entes
- lesões na gengiva
- distúrbios da articulação temporomandibular (ATM)
Para quem faz tratamento ortodôntico, pode soltar bráquetes em quem usa aparelhos fixos. Além disso, a força exercida pela mordida pode atrasar ou alterar a movimentação dos dentes planejada para o tratamento.
Roer as unhas
A onicofagia, nome técnico do hábito de roer as unhas, pode estar associada à diversos fatores, tais como ansiedade, solidão, estresse, nervosismo, tédio, entre outros.
Esse hábito é prejudicial à saúde bucal, pois pode provocar:
- desgaste ou fratura dos dentes
- encurtamento da estrutura de sua raiz, podendo provocar perda dentária
- lesões na gengiva
- distúrbios da articulação temporomandibular (ATM)
- doenças causadas pelas bactérias, vírus e fungos que ficam acumulados debaixo das unhas
Da mesma forma que o hábito de morder objetos, roer as unhas também pode alterar a posição dos dentes, soltar bráquetes em aparelhos fixos e atrasar a movimentação dos dentes em quem faz tratamento ortodôntico.
Utilizar palitos de dentes
O uso do palito de dente pode provocar diversos danos à saúde bucal, como lesões e retração da gengiva. Faça a higienização com escova e fio dental.
Mastigar somente de um lado
Recomendo que procure um dentista caso tenha o hábito de mastigar somente de um lado. Ele tem diversas causas, como perdas dentárias, existência de cáries, próteses desajustadas, mordida cruzada, entre outras.
A mastigação desequilibrada pode provocar falta de simetria na face, problemas de oclusão, distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) e dores de cabeça.
O tratamento dependerá da causa e poderá ser necessária a restauração dos dentes, a instalação ou ajuste de próteses e até o tratamento ortodôntico para corrigir a mordida.
Escovar os dentes enquanto toma banho
Este hábito apresenta dois problemas:
Se a escovação ocorrer de forma lenta e cuidadosa, ocorrerá desperdício de água, sendo esta um recurso muito valioso nos tempos atuais.
Por outro lado, se a escovação for muito rápida, a higienização bucal será deficiente.
Espero ter apresentando um pouco sobre este assunto tão importante para sua saúde bucal. O autocuidado consciente é a forma mais simples, segura e barata para manter a saúde bucal. Muitos hábitos começam de forma silenciosa e só apresentam sinais quando o quadro já está evoluído. Por este motivo é importante visitar seu dentista regularmente.
Dra Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
CROSP 41476