O tratamento ortodôntico com aparelhos fixos que utilizam bráquetes e fios requer disciplina, dedicação e cuidados redobrados quanto à higienização bucal, ao consumo de certos alimentos e às orientações de seu ortodontista.
Alguns motivos podem atrasar a progressão do seu tratamento ortodôntico com aparelhos fixos. Confira os principais!
Quebrar ou soltar bráquetes
Evite o consumo de alimentos muito duros ou que tenham caroços como azeitonas, pipocas, torresmos, cenoura crua, castanhas, nozes, milho na espiga, ossos de frango, pé de moleque, cana de açúcar ou amendoim japonês. Eles podem danificar o aparelho, seja descolando ou quebrando bráquetes ou ainda amassando ou soltando os fios.
Nunca use os dentes para abrir tampas e evite o hábito de morder canetas, lápis ou outros objetos.
Os dentes da frente não devem mais ser utilizados para cortar alimentos duros. Prefira alimentos macios e procure cortar os alimentos em porções pequenas, evitando rasgar os alimentos com os dentes. Isto também facilitará a mastigação e consequentemente a digestão.
Descuidar da higienização bucal
O uso do aparelho fixo exige uma higienização bucal redobrada pois os bráquetes, fios e ligaduras (borrachinhas) desses aparelhos podem acumular restos de alimentos. Sem a devida higienização, esses resíduos alimentares podem causar a formação de cáries, desmineralização dos dentes e inflamações na gengiva (gengivite).
Evite alimentos pegajosos como chicletes, balas, caramelos, brigadeiros e doces em geral. Caso ingeridos, providencie a imediata higienização bucal.
Não utilizar os elásticos
Alguns tratamentos necessitam da utilização de elásticos. Use-os conforme orientado pelo seu ortodontista.
Não comparecer às consultas de manutenção
Compareça às consultas agendadas pois as faltas atrasam o tratamento. É comum serem providenciados ajustes no aparelho que são essenciais para a movimentação correta dos dentes. Por exemplo, os fios ortodônticos, as borrachinhas (ligaduras), as molas e elásticos costumam ser trocados nas consultas de manutenção.
Espero ter esclarecido mais esta dúvida comum nos atendimentos ortodônticos. Se você já está ansioso para retirar seu aparelho fixo, não se esqueça de seguir as recomendações do seu ortodontista.
Dra Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
CROSP 41476