Por que a limpeza dental com AirFlow é recomendada para quem tem medo de sentir dor?

Por que a limpeza dental com AirFlow é recomendada para quem tem medo de sentir dor?

Infelizmente, muitas pessoas evitam procurar um dentista para realizar a profilaxia (limpeza dental) devido à sensibilidade, dor e desconforto sentidos durante o procedimento.

Esse desconforto deve-se, em parte, à maior sensibilidade de alguns pacientes e, também, ao fato de que as técnicas tradicionais de profilaxia podem ser mais agressivas ao esmalte, à dentina e à gengiva.

A limpeza dental com AirFlow é uma excelente opção para pacientes que sofrem com o medo de sentir dor durante procedimentos odontológicos. Trata-se de uma técnica inovadora que permite a remoção de biofilme bacteriano, manchas, placa e tártaro de forma eficiente, minimamente invasiva, confortável e com muito menos sensibilidade.

Mas antes de apresentar este inovador procedimento, é importante aprofundar um pouco mais sobre a sensibilidade dentária.

O que é sensibilidade dentária?

A sensibilidade dentária é caracterizada por dor ou desconforto nos dentes ao entrar em contato com certos estímulos, como alimentos ou bebidas frias, doces ou ácidas. Essa sensibilidade ocorre quando a dentina fica exposta devido ao desgaste do esmalte ou à retração gengival.

Principais causas da sensibilidade dentária

Diversos fatores podem causar a sensibilidade dentária. Dentre os principais podemos citar;

Retração gengival

Neste caso ocorre quando o tecido gengival perde volume e retrai, deixando de proteger partes sensíveis dos dentes

Desgaste do esmalte

Pode ocorrer pelo consumo frequente de bebidas ácidas, pela escovação com muita força ou com cerdas muito duras

Bruxismo

O hábito de ranger os dentes pode desgastar o esmalte ou formar fissuras nos dentes, aumentando a sensibilidade

Observação importante: A falta de uma limpeza dental periódica pode agravar a sensibilidade dentária, especialmente se houver acúmulo de placa bacteriana e tártaro, com o consequentemente aumento da exposição da dentina.

Motivos para indicar a limpeza dental com AirFlow para quem tem sensibilidade

A limpeza dental com o Airflow é realizada com um equipamento moderno, desenvolvido e fabricado na Suíça, que combina jato de água morna pressurizada com pó de eritritol.

Limpeza dental com Airflow

Esqueça os métodos tradicionais de profilaxia com taças de borracha, escovas, pastas abrasivas e aparelhos ultrassônicos convencionais.

A profilaxia com AirFlow é minimamente invasiva e reduz a necessidade de instrumentação manual, proporcionadno uma experiência muito mais confortável, até mesmo para pacientes com medo de sentir dor por ter sensibilidade dentária.

Recomendo o uso do AirFlow para todos os meus pacientes – e abaixo explico os principais motivos:

Água morna: mais conforto para quem tem sensibilidade

O jato de água morna, com temperatura próxima à do corpo humano, reduz o desconforto causado pelo frio, sendo ideal para pacientes sensíveis.

Pó de eritritol: tecnologia avançada e mínima abrasividade

O procedimento utiliza pó de eritritol de alta tecnologia, com partículas ultrafinas de apenas 14 micrômetros. Isso permite uma limpeza altamente eficaz e minimamente invasiva, removendo biofilme, manchas e tártaro sem danificar dentes naturais, próteses, facetas, lentes de contato ou restaurações estéticas em resina.

Seu desempenho é superior ao de profilaxias que utilizam pó de glicina ou bicarbonato de sódio.

Além disso, por ser derivado da frutose, o eritritol tem sabor levemente adocicado e muito mais agradável do que o bicarbonato, a glicina ou as pastas convencionais. É também uma opção segura para diabéticos e hipertensos.

Uso de agente evidenciador: mais precisão na limpeza

Durante o procedimento, é aplicado um agente evidenciador que revela visualmente a presença de biofilme, manchas e cálculos. Isso permite que a limpeza seja direcionada de forma mais eficiente e precisa, com aplicação somente nas áreas necessárias — garantindo um resultado rápido e eficaz.

Biofilme visível após o uso do agente evidenciador durante a profilaxia com AirFlow

Antes de revelar o biofilme com agente evidenciador

Antes de revelar o biofilme com agente evidenciador - AirFlow

Biofilme visível após o uso do agente evidenciador durante a profilaxia com AirFlow

O agente evidenciador utilizado durante a limpeza é facilmente removido pelo jato de água com pó de eritritol e não provoca manchas nos dentes.

Além disso, ao visualizar o biofilme e os cálculos evidenciados, o paciente compreende melhor onde precisa melhorar sua higienização bucal. Isso também reforça a importância de visitas regulares ao dentista para a realização da profilaxia.

Remoção eficaz de manchas

A profilaxia com AirFlow é altamente eficiente na remoção de manchas causadas por café, cigarro e outros pigmentos que escurecem os dentes.

Procedimento mais rápido

Comparado aos métodos tradicionais, o AirFlow reduz o tempo de atendimento em até 30%, oferecendo mais agilidade sem comprometer a qualidade da limpeza.

Conclusão sobre a limpeza dental para quem tem medo de sentir dor

A profilaxia com AirFlow é, atualmente, a opção mais moderna e eficaz para a limpeza dental de pacientes com sensibilidade e medo de sentir dor durante o procedimento. Ela proporciona um conforto incomparável, resultados superiores e ainda preserva o brilho natural do sorriso.

A sensibilidade dentária costuma estar relacionada à retração gengival, à exposição da dentina ou ao desgaste do esmalte.

Embora existam diversos tratamentos para esse problema, a profilaxia regular é fundamental para controlar a sensibilidade e manter a saúde bucal em dia.

Quer conhecer mais? Agende uma visita e esclareça suas dúvidas sobre os possíveis tratamentos para o seu caso. Teremos o maior prazer em atendê-lo!

📍 Atendimento em São Paulo
📞  (11) 9 3000-8080 (Whatsapp, clique e agende sua visita)

Dra. Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
Ortodontista e Invisalign Doctor em São Paulo
CROSP 41476

× Agende sua consulta.