Afinal, usar aparelho ortodôntico causa halitose (mau hálito)? Além de ser considerada uma questão de saúde, o mau hálito pode afetar a autoestima e o convívio social.
Em primeiro lugar é importante observar que o uso de aparelho não é causa direta do mau hálito. Independentemente de estar ou não passando por um tratamento ortodôntico, cerca de 90% dos casos de halitose são originados de problemas bucais associados à uma higienização bucal deficiente, sendo que o restante tem causas sistêmicas.
1. Principais causas do mau hálito
Dentre as principais causas podemos citar:
-
- Higienização bucal deficiente, incluindo dentes, gengivas, língua e mucosas
-
- Acúmulo de placa bacteriana
-
- Cáries extensas, gengivite, periodontite
-
- Diminuição do fluxo salivar (xerostomia), inclusive por respiração bucal ou pouca ingestão de água
-
- Alimentos como alho ou cebola
-
- Tabagismo
-
- Deficiências renais ou hepáticas
-
- Diabetes
-
- Sinusite, problemas respiratórios e amídalas inflamadas
-
- Refluxo gastroesofágico
-
- Eructação gástrica
Se a origem da halitose for bucal, deverão ser identificadas e tratadas todas as possíveis causas. Se for sistêmica, o paciente deverá ser encaminhado para um especialista.
2. Importância da higienização bucal durante o uso de aparelho ortodôntico
Para combater a halitose é importante adotar hábitos frequentes de higienização bucal após as refeições, por meio de uma limpeza cuidadosa com escova e fio dental.
É comum o descuido com a higienização da língua, que costuma ser uma das principais causas da halitose. Restos de alimentos e células que descamam do epitélio lingual acumulam-se entre as papilas, servindo como meio para proliferação de bactérias que liberam odores que causam o mau hálito.
A higienização da língua pode ser realizada com a própria escova de dente ou utilizando raspadores linguais específicos para remoção dos resíduos acumulados.
3. A vantagem dos alinhadores Invisalign em relação aos aparelhos fixos quanto à facilidade de higienização bucal
O uso de aparelhos fixos convencionais exige uma higienização bucal redobrada pois os bráquetes, fios e ligaduras (borrachinhas) desses aparelhos podem acumular restos de alimentos. Sem a devida higienização, esses resíduos alimentares podem causar a formação de cáries, desmineralização dos dentes e inflamações na gengiva (gengivite).
Por outro lado, os alinhadores Invisalign podem ser facilmente removidos para comer, beber e fazer a higienização bucal. A remoção permite o consumo de seus alimentos favoritos e também uma higiene bucal mais eficiente pela escovação e pelo uso de fio dental.
Muitos sempre lembram das vantagens estéticas dos alinhadores Invisalign, mas a facilidade de higienização bucal durante o tratamento ortodôntico e a consequente manutenção da saúde bucal é uma vantagem muitas vezes menosprezada.
Qualquer que seja a opção adotada, os cuidados com a higienização bucal serão muito importantes durante todo o período, evitando a ocorrência de problemas na saúde bucal que poderão, inclusive, atrasar o tratamento.
4. Dicas para higienização bucal com aparelhos fixos
Recomendamos os seguintes cuidados para uma boa higienização:
-
- Escove os dentes imediatamente após as refeições, mesmo após pequenos lanches, utilizando uma escova com cerdas macias. Lembre-se que uma limpeza eficiente exige tempo e deve ser feita sem pressa. Incline a escova em 45° para limpar entre os fios e os dentes.
-
- Utilize também uma escova do tipo interdental ou unitufo/bitufo para a limpeza entre os bráquetes e o fio. Esta escova é facilmente encontrada em farmácias
-
- Utilize o fio dental para a limpeza entre os dentes. Como os arcos metálicos dificultam a passagem do fio dental, recomendamos a utilização de passa fio – uma espécie de agulha de plástico que guia o fio entre os dentes e as partes do aparelho fixo, facilitando a higienização
-
- Aparelhos que direcionam jato de água do tipo waterpik podem ser utilizados como auxiliares na remoção dos alimentos que ficam presos no aparelho
5. Dicas para higienização bucal com Invisalign
Confira a seguir algumas recomendações sobre a higienização dos alinhadores Invisalign:
Higienização bucal
Sempre faça a higienização bucal com escova e fio dental após as refeições e antes de colocar os alinhadores. Restos de alimentos podem manchá-los, além de provocar cáries e doenças gengivais.
Higienização dos alinhadores
Sempre faça a higienização dos alinhadores quando for escovar os dentes. Utilize escova de dente com cerdas bem macias e sabão de côco, escovando os alinhadores por dentro e por fora, sem aplicar muita força durante a escovação. Enxague em água corrente.
Nunca use água quente nos alinhadores, pois o calor pode deformá-los. Além disso, não use enxaguantes bucais tradicionais diretamente nos alinhadores, uma vez que possuem corantes e podem manchá-los.
É possível realizar uma limpeza mais profunda com os cristais de limpeza da Invisalign ou ainda com pastilhas efervescentes como Corega Tabs ou Kin Oro.
Retire os alinhadores antes de comer
Todos os alimentos podem ser consumidos, desde que você retire os alinhadores. Não se esqueça de fazer a higienização bucal após as refeições!
6. Conheça o tratamento ortodôntico com os alinhadores Invisalign
Muitas pessoas gostariam de melhorar seu sorriso por meio de um tratamento ortodôntico, mas não querem usar aparelhos fixos convencionais com bráquetes e fios metálicos. Felizmente, após anos de pesquisa e investimento em tecnologia, podemos afirmar que os alinhadores Invisalign são a alternativa mais moderna e eficiente para pessoas que procuram um tratamento rápido, discreto, quase imperceptível, confortável, seguro e previsível.
O tratamento utiliza uma sequência de alinhadores que devem ser utilizados na periodicidade estabelecida pelo seu ortodontista. Cada alinhador é confeccionado com um material denominado SmartTrack que permite a aplicação de uma força suave e constante nos dentes, melhorando o controle da sua movimentação gradual até a posição do próximo alinhador da sequência. Uma nova movimentação dentária é estimulada, sempre que o alinhador é substituído, até atingir o resultado desejado.
Os alinhadores Invisalign podem ser utilizados em crianças, adolescentes e adultos (incluindo pessoas de meia idade e idosos) e são indicados para quase todos os tipos de tratamentos ortodônticos, desde os mais simples aos mais complexos.
Finalizando, para evitar o mau hálito durante o uso de aparelho ortodôntico, é importante manter uma higiene bucal adequada, beber água regularmente e fazer visitas regulares ao dentista.
Espero ter esclarecido mais esta dúvida comum nos atendimentos ortodônticos. Agende uma visita e conheça as opções de tratamento.
Dra Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
CROSP 41476