Muitos dos mitos sobre a ortodontia são baseados em informações imprecisas ou desatualizadas, podendo desincentivar pessoas a procurarem um tratamento ortodôntico para melhorar a estética do sorriso e a saúde bucal.
Há anos vemos a Odontologia evoluir de forma rápida, com a introdução de novas tecnologias que otimizam e garantem mais qualidade, conforto, previsibilidade e agilidade nos diagnósticos e tratamentos.
Muitas vezes, determinadas informações somente são procedentes para tratamentos mais antigos, que, embora ainda sejam efetivos, estão sendo substituídos por alternativas mais modernas, confortáveis, discretas e eficientes. Por este motivo, quem procura um tratamento deve procurar profissionais atualizados com as mais modernas técnicas da ortodontia.
Feita esta breve introdução, confira agora alguns mitos sobre a ortodontia que precisam ser esclarecidos:
1. Somente são indicados para adolescentes
Ainda existem pessoas que erroneamente pensam que “usar aparelho” é uma opção restrita a adolescentes. Isso está muito longe de ser verdade. Certamente podemos afirmar que pessoas de qualquer idade, incluindo crianças e adultos, podem ser tratadas pela ortodontia e nunca é cedo ou tarde para corrigir o alinhamento dos dentes.
É recomendado que a avaliação com um ortodontista seja iniciada por volta dos 5 a 6 anos, durante o início da fase da troca dos dentes de leite, para verificar a necessidade de um tratamento preventivo ou interceptativo.
Pessoas mais maduras que não se beneficiaram de tratamentos preventivos ou interceptativos na infância e adolescência podem procurar o tratamento ortodôntico para melhorar a estética do sorriso e corrigir o posicionamento dos dentes.
2. Utilizam aparelhos muito visíveis
Muitas pessoas gostariam de melhorar seu sorriso por meio de um tratamento ortodôntico, mas não querem usar aparelhos fixos convencionais com bráquetes e fios metálicos.
Mesmo os aparelhos fixos que utilizam bráquetes cerâmicos ou de safira ainda são muito visíveis e incômodos para quem precisa de um tratamento ortodôntico que seja discreto.
Felizmente, após anos de pesquisa e investimento em tecnologia, a ortodontia oferece o tratamento com os modernos alinhadores transparentes Invisalign. Também chamados de alinhadores invisíveis ou estéticos, eles são a alternativa mais moderna e eficiente para pessoas que procuram um tratamento discreto, quase invisível, rápido, confortável, seguro e previsível.
3. O tratamento é doloroso e desconfortável
Para tratamentos com aparelhos fixos convencionais, é normal sentir algum desconforto nos primeiros dias da instalação do aparelho ou de eventuais ajustes. O nível de sensibilidade ou dor varia para cada paciente, mas é sempre dentro do limite suportável.
Os alinhadores Invisalign são confeccionados com textura lisa e se adaptam bem aos tecidos moles intrabucais, evitando cortes, irritações ou aftas na boca, mais comuns entre os usuários de aparelhos fixos. Por este motivo eles são muito mais confortáveis, sendo inclusive recomendados até para atletas que praticam esportes de alto impacto, que, ao utilizarem aparelhos fixos, poderiam sofrer cortes internos devido aos impactos acidentais comuns na prática esportiva.
4. O tratamento somente é recomendado por razões estéticas
O tratamento ortodôntico não é indicado apenas por razões estéticas, sendo muito importante na melhoria da saúde bucal e contribuindo para que as funções da mastigação, fala e respiração sejam normalizadas. Por isso é tão importante realizar um tratamento ortodôntico assim que for identificada a sua necessidade. Postergar o seu tratamento pode intensificar os problemas ao longo do tempo.
Dentro da perspectiva de melhora ou prevenção da saúde geral, a ortodontia pode ser importante pelas seguintes razões:
- Melhora da mastigação
- Melhora da higienização bucal
- Melhora da fala
- Prevenção de dores de cabeça ou dores na mandíbula
- Melhora da autoestima
- Prevenção de desgaste excessivo dos dentes
5. O tratamento é sempre demorado
O tratamento ortodôntico pode levar de poucos meses a alguns anos, dependendo da complexidade do caso, da colaboração do paciente e do tipo de tratamento escolhido.
A experiência do ortodontista, a técnica empregada e a colaboração e disciplina do paciente são fatores que podem reduzir o tempo de tratamento. Neste sentido, o tratamento com os alinhadores Invisalign é mais rápido que o realizado com os aparelhos fixos convencionais. Além disso, o ortodontista pode empregar técnicas que aceleram a evolução do tratamento, como por exemplo, dispositivos como os mini implantes e o Carriere Motion.
6. A higienização bucal é mais complicada
Qualquer que seja a opção adotada, os cuidados com a higienização bucal serão muito importantes durante todo o período, evitando a ocorrência de problemas na saúde bucal que poderão atrasar o tratamento.
No entanto, o avanço da ortodontia atualmente oferece opções que permitem uma higienização bucal muito mais simples e confortável.
O uso de aparelhos fixos convencionais exige uma higienização bucal redobrada pois os bráquetes, fios e ligaduras (borrachinhas) desses aparelhos podem acumular restos de alimentos. Sem a devida higienização, esses resíduos alimentares podem causar a formação de cáries, desmineralização dos dentes e inflamações na gengiva (gengivite).
Por outro lado, os alinhadores Invisalign podem ser facilmente removidos para comer, beber e fazer a higienização bucal. A remoção permite o consumo de seus alimentos favoritos e também uma higiene bucal mais eficiente pela escovação e pelo uso de fio dental.
7. O aparelho mancha os dentes ou causa cáries
Na verdade, é a falta de higienização bucal e não o tratamento ortodôntico que pode manchar os dentes ou causar cáries.
Siga as orientações do ortodontista quanto aos cuidados necessários para a higienização bucal.
8. O tratamento ortodôntico é caro
O custo do tratamento é influenciado por vários fatores, como a experiência do ortodontista, a técnica por ele empregada e a complexidade do tratamento. O ortodontista, em conjunto com o paciente, poderá avaliar o melhor tratamento ortodôntico, considerando as expectativas quanto ao custo, estética, conforto e tempo de tratamento. Neste sentido, sugiro que sempre avalie todas as opções de tratamento e pagamento com seu ortodontista.
Geralmente as pessoas avaliam que um tratamento ortodôntico é caro por não considerarem que se trata de um investimento, e não uma despesa. Sabemos que as despesas são gastos que não trazem retornos futuros. Já investimentos geram retornos que podem ser tangíveis ou intangíveis.
Cuidar do seu sorriso e da saúde bucal por meio de um tratamento ortodôntico pode ser considerado um investimento, proporcionando retornos futuros, ao:
-
- Melhorar a saúde bucal e a qualidade de vida
-
- Melhorar a estética do sorriso
-
- Prevenir futuros problemas de saúde decorrentes de um mau posicionamento dos dentes
-
- Aumentar a autoestima
Finalizando, recomendo sempre esclarecer suas dúvidas com um ortodontista de confiança para ter informações precisas, atualizadas e personalizadas para seu caso, especialmente considerando suas expectativas quanto ao tratamento.
Dra Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
CROSP 41476