Afinal, é possível tratar dentes apinhados com Invisalign? Conhecido popularmente como “dente encavalado”, o apinhamento é um tipo de má oclusão muito comum, sendo caracterizado pela falta de espaço suficiente na arcada dentária para acomodar todos os dentes permanentes de forma adequada. Isso resulta em dentes tortos, desalinhados ou sobrepostos.
Respondendo de forma concisa, certamente é possível tratar a má oclusão caracterizada por dentes apinhados ou encavalados com os alinhadores Invisalign.
Feita esta breve introdução, confira a seguir algumas informações importantes sobre dentes apinhados e seu tratamento por meio da ortodontia:
1. Quais são as principais causas de dentes apinhados?
Existem diversas causas possíveis para dentes apinhados, dentre as quais destacamos:
Desenvolvimento esquelético
Proporções das bases ósseas e tamanho dos dentes relacionados a fatores genéticos e hereditários podem provocar o apinhamento dentário.
Falta de espaço na arcada
A falta de espaço para acomodar todos os dentes permanentes pode provocar apinhamento dentário.
Hábitos orais
Hábitos como chupar o dedo (geralmente o polegar) ou usar chupeta ou mamadeira por período prolongado podem afetar a posição dos dentes e provocar apinhamento.
Perda precoce de dentes
A perda de dentes de leite antes do tempo, na infância, pode comprometer o espaço necessário para o crescimento da dentição permanente.
Respiração bucal
O hábito de respirar pela boca em vez do nariz pode afetar o desenvolvimento da maxila e dos dentes, contribuindo para o desenvolvimento de apinhamento.
2. O apinhamento deve ser tratado?
Sim! Além dos evidentes prejuízos à estética fácil e do sorriso, a existência de dentes apinhados ou encavalados pode acarretar:
-
- Dificuldades na higienização bucal, com maior incidência de cáries e placas bacterianas
-
- Doenças gengivais
-
- Desequilíbrio na mastigação
-
- Fraturas e desgaste de dentes
3. Dentes apinhados podem ser tratados com Invisalign?
Sim, o tratamento ortodôntico do apinhamento com os alinhadores Invisalign é muito eficiente.
O tratamento utiliza uma sequência de alinhadores que devem ser utilizados na periodicidade estabelecida pelo seu ortodontista. Cada alinhador é confeccionado com um material denominado SmartTrack que permite a aplicação de uma força suave e constante nos dentes, melhorando o controle da sua movimentação gradual até a posição do próximo alinhador da sequência. Uma nova movimentação dentária é estimulada, sempre que o alinhador é substituído, até atingir o resultado desejado.
Muitas pessoas gostariam de melhorar seu sorriso por meio de um tratamento ortodôntico, mas não querem usar aparelhos fixos convencionais com bráquetes e fios metálicos. Felizmente, após anos de pesquisa e investimento em tecnologia, podemos afirmar que os alinhadores Invisalign são a alternativa mais moderna e eficiente para pessoas que procuram um tratamento rápido, discreto, quase imperceptível, confortável, seguro e previsível.
Espero ter esclarecido mais esta dúvida comum nos atendimentos ortodônticos. Se tiver mais alguma dúvida, tenho uma página no site respondendo as principais perguntas dos meus pacientes. Para saber quais são as etapas do tratamento Invisalign, expliquei com detalhes cada um deles nesse artigo que você pode ler clicando aqui.
Pronto para iniciar seu tratamento Invisalign no centro de São Paulo ou em Perdizes? Agende uma visita e conheça as opções de tratamento.
Dra Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
CROSP 41476