Quer saber se todas as pessoas devem extrair o dente do siso? Pois saiba que esta é uma das dúvidas mais recorrentes em meus atendimentos. Mas antes de responder diretamente este questionamento falaremos rapidamente sobre o dente do siso.
O que são os dentes do siso
Os terceiros molares, conhecidos também como dentes do siso, são os quatro últimos dentes que se formam em nossa arcada dentária. Por irromperem entre os 16 aos 21 anos, período de transição entre a adolescência e a vida adulta e fase da vida em que as pessoas estão amadurecendo, são também conhecidos como dentes do juízo (siso, em latim).
Existem pessoas que não possuem nenhum dente do siso ou somente alguns acabam desenvolvendo,
Todos precisam extrair o dente do siso?
Nem sempre será necessário extrair os dentes do siso. Não haverá necessidade se os dentes estiverem na posição adequada, com espaço suficiente, não causando dor e desconforto e permitirem uma higienização bucal adequada.
Quando será recomendado extrair o dente do siso?
Por justamente serem os últimos dentes a se formarem em nossa arcada, de maneira geral é recomendado extrair os dentes do siso quando não houver espaço suficiente para acomodá-los ou ainda quando estiverem inclusos ou semi-inclusos, permanecendo totalmente ou parcialmente retidos no interior do maxilar (sisos superiores) ou da mandíbula (sisos inferiores).
Riscos de não extrair o dente do siso quando necessário
Quando necessário, a não remoção dos dentes do siso pode acarretar:
- Desenvolvimento de cáries devido à dificuldade de higienização bucal com escovação e uso do fio dental
- Doenças gengivais manifestada por vermelhidão, dor, inchaço, abscesso e mau hálito
- Desenvolvimento de cistos que podem causar danos permanentes em dentes vizinhos
- Reabsorção da raiz do dente vizinho
Preciso retirar os dentes sisos antes de iniciar o tratamento ortodôntico com aparelhos fixos ou alinhadores Invisalign?
Em algumas situações pode ser necessária a extração dos dentes do siso antes do tratamento ortodôntico com aparelhos fixos convencionais ou com alinhadores Invisalign, pois sua presença pode limitar a movimentação planejada para o tratamento.
Após o exame clínico, o ortodontista solicita uma documentação ortodôntica que irá guiar o tratamento. Junto com a documentação será recebida a radiografia panorâmica, que auxiliará o ortodontista a avaliar a necessidade de extração de um ou mais dentes do siso.
Espero ter esclarecido mais esta dúvida comum nos atendimentos ortodônticos. É importante visitar seu dentista regularmente para avaliar o desenvolvimento dos dentes do siso e sua necessidade de extração.
Se tiver mais alguma dúvida sobre os tratamentos ortodônticos ou clareamentos, fiz uma página respondendo as principais perguntas que recebo diariamente dos meus pacientes. É só clicar aqui para ter acesso às informações!
Dra Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
CROSP 41476