Blog

Perdi um ou mais dentes. Posso usar aparelho?

Muitos pacientes desejam ter um sorriso bonito com dentes alinhados, mas em algum momento da vida perderam um ou mais dentes. E questionam se podem passar por um tratamento ortodôntico com aparelhos fixos convencionais ou com os alinhadores Invisalign.

 

A perda de dentes pode ocorrer por vários motivos, tais como cáries, acidentes ou doenças gengivais. Algumas pessoas podem até não ter todos os dentes permanentes simplesmente pelo fato de não ter sido formados, geralmente por causa genética. Essa condição é chamada de agenesia dentária.

 

Além da perda da eficiência da função mastigatória, outra consequência da perda será a movimentação dos dentes vizinhos, provocando desalinhamento e problemas de oclusão. E o prejuízo estético ficará mais evidente se a perda ocorrer em um dente mais visível ao sorrir.

 

Então se você perdeu um dente e os demais estão desalinhados, recomendo sim que faça um tratamento ortodôntico. Com o deslocamento dos dentes vizinhos é comum a ocorrência da redução do espaço deixado pelo dente perdido. 

 

O tratamento ortodôntico poderá não somente alinhar os dentes remanescentes e corrigir a oclusão, mas também restaurar o espaço para uma futura instalação de um implante dentário que substituirá o dente perdido. Em algumas situações, o tratamento ortodôntico poderá até fechar o espaço deixado pelo dente perdido, sem a necessidade de colocar um implante.

 

Mas daí surge outra dúvida comum dos meus pacientes. Sabemos que o espaço deixado pela perda do dente pode ser muito visível e comprometer a estética durante o tratamento ortodôntico. Como podemos disfarçar o espaço deixado pela perda do dente durante o tratamento?

 

Se o paciente optar por um tratamento com aparelho fixo convencional será possível fixar um dente provisório no próprio fio ortodôntico, cobrindo o espaço deixado pela perda do dente.

 

Já se optar pelo tratamento com os alinhadores Invisalign, o ortodontista poderá planejar o tratamento de modo a garantir o espaçamento adequado em cada etapa. E será possível colocar um pôntico nos alinhadores, fazendo a função de um falso dente temporário e permitindo disfarçar o espaço deixado pela perda do dente.

 

Pôntico instalado em um alinhador Invisalign

 

Espaço deixado pelo dente perdido

 

Paciente com o alinhador instalado

 

Após a finalização do tratamento ortodôntico é importante que o paciente passe por outro tratamento para substituir o dente perdido. O implante dentário é atualmente considerado a opção mais recomendada para recuperar dentes que foram perdidos. O procedimento consiste na inserção cirúrgica de um parafuso de titânio no osso da maxila ou da mandíbula. Sobre ele é instalada uma coroa protética que substituirá o dente perdido.

 

Espero ter esclarecido mais esta dúvida comum nos atendimentos ortodônticos. Se tiver mais alguma dúvida, tenho uma página no site respondendo as principais perguntas dos meus pacientes. Para saber quais são as etapas do tratamento Invisalign, expliquei com detalhes cada um deles nesse artigo que você pode ler clicando aqui.

 

Pronto para iniciar seu tratamento Invisalign no centro de São Paulo ou em Perdizes? Agende uma visita e conheça as opções de tratamento. 

 

Dra Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
CROSP 41476

Dra. Kátia Rie

Ortodontista e Invisalign Doctor

CRO 41476

Nasci em Presidente Prudente, interior de São Paulo e sou graduada pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba (UNESP). Especialista em ortodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO) e credenciada Invisalign Doctor, logo cedo descobri que meu trabalho poderia não apenas melhorar a saúde bucal e a estética facial dos meus pacientes, mas também auxiliá-los a aumentar a autoestima e confiança.

Especialidades

Agende uma consulta e esclareça suas dúvidas sobre o tratamento. Terei o maior prazer em recebê-lo!

Blog

Novidades no tratamento Invisalign

Novidades no tratamento Invisalign

Um dos grandes diferenciais dos alinhadores Invisalign é o constante investimento em tecnologia e desenvolvimento. A evolução pode ocorrer no material utilizado na confecção dos alinhadores e nas ferramentas disponibilizadas aos ortodontistas e pacientes para otimizar o tratamento e garantir ainda mais conforto, previsibilidade e discrição.

Saiba mais >>
Open chat
Olá, como posso te ajudar?
Olá!
Como posso te ajudar?