Neste texto abordaremos mais uma dúvida frequente nos meus atendimentos: as contenções Vivera são uma boa opção na finalização dos tratamentos ortodônticos? Mas antes de entrar neste assunto é importante detalhar a importância do uso da contenção, independentemente do tipo de aparelho ortodôntico usado pelo paciente durante o tratamento.

 

1. A necessidade da contenção ortodôntica

A instalação de uma contenção ortodôntica é necessária para manter a estabilidade dos resultados obtidos, uma vez que os dentes ainda estarão em uma posição instável após a finalização da movimentação promovida pelo aparelho. Consequentemente, sempre informo meus pacientes sobre a necessidade da contenção após a retirada do aparelho fixo ou a finalização dos alinhadores Invisalign.

Sem o uso da contenção, os dentes têm a tendência de voltarem para a antiga posição em que estavam antes do tratamento, ocorrendo o que chamamos de recidiva. Nesse sentido, o movimento tende a ser no sentido contrário ao que ocorreu durante o tratamento. Por exemplo, um espaço fechado durante o tratamento pode voltar a abrir sem o uso da contenção.

A recidiva pode ocorrer também pelo próprio processo natural de envelhecimento da face ou ainda, por exemplo, pela ocorrência de respiração bucal, pela perda de dentes, nascimento de dentes do siso ou colocação de próteses.

Tradicionalmente existem vários tipos de contenção, sendo que em geral são removíveis para os dentes superiores e fixas para os inferiores. A seguir apresentamos dois tipos frequentemente utilizados:

1.1. Contenção Removível

Arco de Hawley

Arco de Begg

1.2. Contenção fixa

 

Contenção fixa

 

O sucesso do tratamento ortodôntico depende da disciplina e cooperação do paciente quando ao uso das contenções. As removíveis devem ser usadas durante o tempo recomendado pelo ortodontista. Normalmente é recomendado o uso contínuo, retirando apenas para se alimentar ou fazer a higienização bucal. Com a estabilização do tratamento é possível que seu uso seja reduzido até chegar o momento da finalização do uso da contenção.

Por serem coladas em parte dos dentes inferiores, as contenções fixas necessitam de uma higienização bucal cuidadosa pois tendem a acumular tártaro. Por este motivo é importante que o paciente faça consultas periódicas para limpeza e para verificar se a contenção continua devidamente colada nos dentes.

Recomendo que seu dentista sempre seja informado caso ocorra o descolamento da contenção. Os dentes poderão sofrer movimentação caso tenha passado muito tempo do descolamento.

 

2. Contenção Vivera

Feita esta breve, mas importante introdução, agora podemos falar das contenções Vivera. Você sabia que elas podem substituir, com várias vantagens, as contenções tradicionais?

A Invisalign fornece as contenções Vivera, que são fabricadas com a mesma tecnologia dos alinhadores. Isso permite criar uma contenção forte, com ajuste preciso e acabamento suave e confortável. A resistência superior permite que eles corrijam automaticamente (de volta à posição de tratamento final) certos tipos de recidivas menores que podem ocorrer durante o período de contenção.

 

 

Para sua confecção será necessário um escaneamento prévio da arcada dentária, da mesma forma que os alinhadores. Entre as principais características podemos citar:

  • Transparentes e praticamente invisíveis
  • Removíveis, facilitando o consumo de alimentos e a higienização bucal
  • Confortáveis
  • Feitas com a mesma tecnologia de ponta usada para fazer os alinhadores Invisalign
  • Menos propensas a racharem ou quebrarem em comparação com outras contenções transparentes

É importante destacar que as contenções Vivera também podem ser utilizadas para finalização do tratamento iniciado com aparelhos ortodônticos fixos convencionais.

 

Espero ter esclarecido mais este assunto importante nos tratamentos ortodônticos. Agende uma consulta e tire suas dúvidas comigo.

Dra Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
CROSP 41476